Professor

Professor
Professor

domingo, 21 de abril de 2013

Brasil tem mais residências com notebooks do que com desktops, aponta pesquisa.........

OS TÉCNICOS DE MANUTENÇÃO EM COMPUTADORES TEM QUE SE CAPACITAR PARA EFETUAR MANUTENÇÃO EM NOTEBOOKS E TABLETS.

Brasil tem mais residências com notebooks do que com desktops, aponta pesquisa......

Os notebooks superaram os desktops como o principal computador dos consumidores residenciais brasileiros, aponta estudo realizado em fevereiro deste ano pela consultoria CVA Solutions.

Invertendo a proporção de um ano atrás, quando os PCs de mesa ainda eram maioria, os portáteis agora representam 55,6% dos equipamentos domésticos, contra 42,4% dos PCs e 2% dos tablets.

A transição para o computador portátil já era uma tendência mundial, também detectada por aqui --desde 2011 as vendas de notebook superam as de desktops. A notícia, entretanto, pode ser ruim para a indústria nacional, que tem um desempenho melhor no mercado de computadores de mesa.

De acordo com a pesquisa da CVA, a Positivo é a marca de desktop mais presente nas casas do país, com 12,1% dos equipamentos existentes. A participação somada das empresas brasileiras chega a quase 35%. Entre os notebooks, a Positivo, de novo a mais bem colocada entre as brasileiras, vai para a quinta posição, enquanto a participação total das marcas nacionais cai para 21,4% --neste ranking, a liderança fica com a americana Dell.

Para Sandro Cimatti, sócio diretor da CVA, as marcas brasileiras conseguem bons números com seus desktops porque oferecem preços baixos, mas têm mais dificuldades para conquistar espaço em um mercado como o dos notebooks, que exige produtos de mais qualidade e privilegia marcas fortes.

"No desktop, o conceito de marca é fraco: o monitor, por exemplo, pode ser da Samsung e a CPU, não. No dispositivo móvel a marca dá status. Como as estrangeiras são mais fortes que as nacionais, levam vantagem", diz."É mais legal exibir um Apple que um Positivo", resume.

Já Hugo Valério, diretor de informática da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), diz ver as fábricas brasileiras preparadas para a mudança no padrão de consumo. Ele admite, porém, que os dois mercados têm diferenças. "Desktop é mais padronizado [...] Agora é preciso investir mais em inovação, engenharia, design, essas coisas." (matéria Folha de SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário