Professor

Professor
Professor

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O plugue do meu produto não encaixa nas tomadas da minha casa, e agora?



   Você comprou um novo produto e o plugue veio diferente da tomada que você tem em casa, e agora deve estar se perguntando o que aconteceu, não é mesmo?
Saiba que desde o início de 2010 o Brasil tem um novo padrão para plugues e tomadas. Todos os produtos fabricados a partir desta data devem estar nos padrões brasileiros determinado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Somente os produtos que já foram fabricados anteriormente podem ser vendidos no varejo com as tomadas no formato antigo.
A justificativa para esta mudança é a padronização e segurança das pessoas e equipamentos.
Até 2011 todos os aparelhos eletrônicos estarão dentro das normas e como é previsto, temos que nos adaptar a isto.
Como são os modelos com padrão brasileiro?
Todos os produtos brasileiros terão que se adequar as novas normas de plugues e tomadas, por isto, você terá que fazer algumas alterações em sua casa para se adaptar também. Confira como.
Serão dois modelos de plugues e tomadas, um com dois pinos (bipolar), e o outro com três pinos redondos (bipolar com aterramento). Todos os pinos serão redondos.
Nem todos os eletrônicos terão três pinos, só aqueles em que há maior demanda de energia ou risco de fuga de corrente, como é o caso de notebooks, micro-ondas e refrigeradores. O terceiro pino servirá como fio terra evitando que você leve um choque ao ligar aparelhos com corrente elétrica excedente, além disso, evita gastos desnecessários de energia elétrica e é mais segura.
O encaixe do plugue terá o formato hexagonal e as tomadas terão um baixo relevo de 8 a 12 milímetros de profundidade, criando uma espécie de buraco onde o plugue ficará acomodado, evitando folgas e exposição dos terminais metálicos e o que diminui os riscos de choques elétricos.
O que devo fazer?
Como alguns fabricantes já se adaptaram a isto, você tem duas opções.
- Compre um adaptador de boa qualidade, aprovado pelo Inmetro, em casas de materiais de construção ou supermercados. Mas fique atento, esta medida deve ser temporária, já que os todos os produtos, a partir de agora, terão um plugue diferente.
- O jeito é adaptar as tomadas da sua residência a nova norma. Se você não tem condições, no momento, para fazer isto na casa inteira, faça pelo menos na cozinha e na sala, onde está a maior concentração de produtos que terão os plugues alterados.
Nunca faça adaptações nos seus aparelhos, como trocar o plugue, pois pode gerar um grande risco de incêndio e choques mais bruscos, que podem levar a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário