Professor

Professor
Professor

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

PARA QUE SERVE A FORMATAÇÃO DO HD.

Muitos usuários têm dúvidas quanto a diversos componentes do computador. Neste meio, diversas situações complexas e até mesmo lendas são espalhadas a cada dia, o que pode deixar muitas dúvidas em quem não conhece bem as peças há um bom tempo. No caso dos discos rígidos, por exemplo, muitos acreditam que formatá-los é um processo que pode danificar o componente. Para diversas pessoas, isso diminui a vida útil do HD e pode fazer com que ele apresente mais falhas ou erros após diversas formatações. Outras pessoas acreditam que formatar o HD seja a mesma coisa que instalar o sistema operacional. A formatação  reorganiza o disco (HD) para que ele receba o Sistema operacional e os programas.
Mas é verdade ?
Não há grandes estudos na prática sobre o resultado de diversas formatações no disco rígido, o que dificulta a exatidão de uma resposta para os usuários. No entanto, nada de diferente acontece no HD ao formatá-lo, seguindo os padrões normais de funcionamento que acontecem simplesmente ao ligarmos o computador. Desta forma, podemos entender que o processo de funcionamento de um disco rígido é mecânico, e como tudo o que é mecânico, hora ou outra estraga. Você liga o computador, e ele começa a girar em velocidades altíssimas, o que nativamente já causa algum desgaste.
Formatando um HD
Existem dois tipos de formatação, que são chamadas de formatação física e formatação lógica do disco.
A formatação física é realizada logo quando é terminado o processo de fabricação do disco. Ela divide o disco em trilhas, setores, etc. Isso funciona como uma estrada, onde permite a cabeça de leitura saber onde ela deve gravar os dados. Essa formatação é realizada somente uma vez e não pode ser refeita ou desfeita. O processo de fabricação é minucioso, já que qualquer falha poderia levar a perda de lotes inteiros de HD’s. A formatação lógica pode ser realizada quantas vezes forem necessárias, já que não altera a estrutura física do disco. Uma formatação lógica organiza o disco de uma maneira que o sistema operacional seja apto a reconhecê-lo, preparando-o assim para receber dados. Essa organização leva o nome de, Sistema de arquivos  que é o conjunto de estruturas lógicas que permite o sistema operacional controlar o HD.
Porque formatar ?
No decorrer do tempo de utilização de um HD, ele tem seu desempenho geral afetado. Ficar instalando e desinstalando diversos “programinhas” é uma das causas de lentidão na execução do sistema. O desempenho também pode ser afetado por programas maliciosos (comumente chamados “vírus”), que se utilizam de diversos artifícios para bloquear e prejudicar o uso do sistema operacional.  O Bom mesmo é desfraguimentar o disco, manter um Anti-vírus atualizado e utilizar um programa como o Ccleaner para melhorar a inicialização do sistema operacional.
vídeo Olhar Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário