Professor

Professor
Professor

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Placa de vídeo



Este é, sem dúvida, um dos componentes mais famosos que habitam o interior do seu micro. E não é para menos: as placas de vídeo são responsáveis por todas as imagens que você enxerga no seu monitor. São elas que literalmente transformam os bits e bytes de qualquer computador em cores e formas para nossos olhos.
Nos últimos anos houve uma evolução interessante. Antigamente, todas as placas de vídeo era do tipo off board. Ou seja, eram peças independentes, que vinham encaixadas nas placas-mãe. Com o passar do tempo, o modelos onboard – ou seja, que já faziam parte das placas-mãe se tornaram mais comuns. Aí veio mais uma evolução. Os processadores dos computadores também evoluíram muito e os mais recentes passaram a responder pelas funções da placa de vídeo. Ou seja: dependendo do modelo do seu micro, ele pode nem ter uma placa de vídeo: essas funções, hoje ficam por conta do processador geral do computador.
Mas, os processadores apenas conseguiram assumir as funções das placas de vídeo mais simples. Se você trabalha com programas mais pesados, que pedem mais processamento gráfico, ou se você quer um micro para jogar, então não tem jeito: o seu computador continuará precisando de uma placa de vídeo independente.
Bom, nesse caso, infelizmente, a bagunça de informações é grande. Para começar, é bom perceber que uma placa de vídeo sozinha é quase um computador. Ela tem seu próprio processador, sua própria memória e também uma tal largura de banda – que é a velocidade com a qual as informações saem ou entram na placa de vídeo. Em geral, o desempenho das placas de vídeo pode ser medido por 3 números. O primeiro deles é a velocidade do processador, que os técnicos chamam de CLOCK – essa velocidade é medida em Hertz. As placas mais poderosas atualmente tem velocidades próximas de 1 gigahertz.
O segundo número é a quantidade memória. Hoje, já existem placas com 3 gigabytes de memória. Por último, a tal largura de banda. Ela é medida em bits. As placas mais poderosas de hoje em dia têm 256 bits ou mais de largura de banda. Mas, não se assuste com a sopa de letrinhas e de números. Se você não é um profissional que precisa de gráficos ou não é um gamer, provavelmente a placa de vídeo que já vem no seu computador dá conta do recado. Os processadores mais recentes conseguem, por exemplo “dar play” em vídeos de alta definição e até seguram a onda de alguns games mais leves.
Matéria retirada do site Olhar digital 26 de Agosto de 2012 | 15:45h.

domingo, 26 de agosto de 2012

Conheça melhor a nova tecnologia de armazenamento que está substituindo os HDs o SSD


quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Teclado e mouse da Microsoft feitos para Windows 8 chegam com estilo



A Microsoft revela seus primeiros acessórios feitos especialmente para o Windows 8: o Wedge Touch Mouse e o teclado Wedge Mobile Keyboard.





 Antes de lançar o Windows 8 em outubro, a Microsoft revela seus primeiros acessórios feitos especialmente para o sistema: o teclado Wedge Mobile Keyboard e o Wedge Touch Mouse, dois produtos com detalhes em alumínio e alguns singelos truques na manga.
O teclado tem construção sólida, conectividade Bluetooth e teclas específicas para o Windows 8 (charms, busca etc.). Ele também possui uma capa, uma superfície macia de borracha, feita para não arranhar a tela de tablets. Cobrindo o teclado com essa capa, você pode levá-lo na bolsa lado a lado com o tablet, sem que as teclas arranhem a tela.
E a capa esconde mais um segredo: você pode dobrá-la ao meio e ela se transforma em uma base para tablet (como na imagem acima). Ou seja, não só o teclado lhe será útil. Além disso, o compartimento de bateria no teclado também serve como apoio para a mão, para você carregar o tablet e o teclado com uma só mão.





O Wedge Touch Mouse, por sua vez, é uma pequena peça de tecnologia com um formato próprio, que também possui Bluetooth e usa o Microsoft BlueTrack, para funcionar em quase qualquer superfície.
Sim, ele é um mouse! Mas nos botões há uma superfície sensível ao toque, que permite navegar melhor pela interface Metro. Além disso, neste mouse há um detalhe pequeno, mas esperto: o compartimento lateral da pilha (ele usa uma AA) se abre com um mecanismo de mola, mas você só consegue fechá-lo se a pilha estiver na direção certa. É algo pequeno, mas muito engenhoso.



terça-feira, 7 de agosto de 2012

Só o Antivírus não é o suficiente para segurança.....


Novos softwares de proteção online, suítes de segurança e outras ferramentas garantem tranquilidade em nossa vida online


Foi-se o tempo em que um bom antivírus era tudo o que precisávamos para navegar tranquilamente na internet.  Leandro Matovam, CEO da AVG Brasil, diz que "o antivírus é essencial, mas não é a única coisa a se fazer".
Cláudio Martinelli, gerente de varejo da Kaspersky, explica que nem tudo é vírus: "Para falar a verdade, muitas das pragas digitais, fraudes e tentativas de invasão que conhecemos não são o que podemos chamar de vírus. Às vezes, não estão nem dentro da máquina do usuário". Ele explica que muitas vezes, essas ameaças ficam em sites falsos da internet. Aqui, o antivírus sozinho não tem capacidade de identificar o perigo.
Hoje, as principais empresas de segurança online afirmam: para manter-se seguro no mundo virtual, é preciso muito mais. São as chamadas suítes de segurança na internet, que englobam um pacote de soluções para que você possa realmente navegar sem riscos.
Leandro cita algumas vantagens dessas suítes: "Dentro de uma única suíte, você consegue se proteger contra vírus, spywares, ataques remotos, download de aplicações que são malwares, navegação indevida e até filtragem de e-mails".
Para quem está acostumado a fazer transações bancárias online, usar apenas o antivírus é coisa do passado. Cláudio explica que, "para você executar essas tarefas de home banking com segurança, um Internet Security é fundamental, porque ele vai te proteger de sites falsos de bancos que podem existir. Ele vai te proteger das famosos mensagens de phishing, que são mensagens falsas que recebemos de bancos todos os dias e que induzem os usuários a entrarem em um endereço que não é o verdadeiro", diz.

Imagine seu computador como se fosse a sua casa. Há alguns anos, vivíamos sem muros, em ruas tranquilas e sem muito movimento. Com o crescimento da violência, construímos não só muros, mas adicionamos cercas elétricas, portões automáticos, trancas especiais e contratamos até seguranças particulares para tomarem conta da região enquanto descansamos. Assim como os novos softwares de proteção online, criamos novas camadas de segurança na medida em que surgem novas ameaças.
Cláudio Martinelli, da Kaspersky, diz que a melhor solução é mesmo essa "proteção em camadas: você tem várias camadas diferentes que se sobrepõem para compor uma grande proteção muito eficaz pela somatória de todas elas".
Leandro faz uma comparação com câmeras de segurança: "Você está vendo o corportamento de alguém, caso ele entre em sua casa. Essa é uma proteção comportamental". Ou seja, mesmo que eu não sabia que é um vírus, não saiba que esse arquivo é malicioso ou que alguém está tentando fazer algo malicioso em meu computador, pelo comportamento dele, eu consigo detectar isso.
A verdade é que empresas de segurança online e cybercriminosos vivem como gatos e ratos. Essa é uma guerra sem fim que desafia constantemente o mercado. Mas a indústria está se armando até os dentes para combater essas pragas. Entre inúmeras inovações, o que há de mais novo neste cenário é a proteção na nuvem, ou "cloud security".
O software consulta a nuvem para verificar o que ela acha em caso de detecção de algum arquivo estranho. "Se a nuvem detectar o arquivo como um malware, o programa já acusa, sem que haja a necessidade de atualização do software", explica Leandro.
Você também pode fazer parte desse exército contra o crime virtual. Mantendo seu sistema operacional e navegador sempre atualizados, você reduz em até 95% as chances de ser atacado por um malware. Os outros 5% são trabalho para os pacotes de "suíte de segurança" que acabamos de comentar.
Antes de escolher seu antivírus e pacote de segurança vale mais uma dica: prefira produtos produzidos por aqui, nacionais... quer saber porque?
"Infelizmente, tem muitas empresas que vendem fora do Brasil e não dão suporte técnico para o usuário. Ele acaba ficando com o problema nas mãos, porque, se ele pegar um vírus, não há para quem ligar, não há 0800 ou telefone local. Isso é muito importante", completa Leandro.
Se você ainda tem dúvidas sobre as diferentes opções de proteção à sua máquina, confira na nossa página os testes que realizamos com os antivírus pagos e gratuitos mais populares do mercado. Aproveite e conheça o aplicativo gratuito que criptografa seus arquivos armazenados na nuvem e ainda um serviço que mostra o grau de risco que cada site que você acessa apresenta para sua privacidade. Acesse e proteja-se!

matéria do site olhar digital  01/04/2012